Artigo: De olho no Diabetes: complicações oculares do diabetes

Artigo: De olho no Diabetes: complicações oculares do diabetes

Diabetes é uma doença metabólica crônica caracterizada por elevados níveis de glicose (açúcar) sanguínea que pode ocasionar ao longo do tempo danos ao coração, vasos sanguíneos, olhos, rins e nervos. Estima-se que 422 milhões de adultos tenham diabetes. O tipo mais comum de diabetes é o tipo 2, que acomete mais adultos, quando o corpo começa a ficar resistente à insulina ou não produz insulina suficiente.

Nas últimas décadas o diabetes tipo 2 tem aumentado expressivamente em vários países, principalmente com o aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade. O diabetes tipo 1 geralmente acontece em pacientes mais jovens e é uma condição em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina para o corpo.


O diabetes, tanto o tipo 1 quanto o tipo 2, pode ocasionar várias complicações oculares, podendo levar inclusive à cegueira. Por isso todo diabético deve ter especial cuidado com a saúde dos seus olhos. Dentre estas alterações, podemos citar as refracionais, ou seja no “grau do óculos” que o paciente usa, estrabismo, catarata, glaucoma e retinopatia diabética.


A retinopatia diabética é o nome que se dá ao comprometimento do fundo do olho causado pelo diabetes e se desenvolve em quase todas as pessoas com diabetes tipo 1 e em mais de 77% daquelas com o tipo 2 que sobreviveram mais de 20 anos com a doença. Retinopatia diabética é uma complicação grave que, se não diagnosticada e tratada a tempo, pode provocar severa perda da visão, sendo uma das principais causas de cegueira no mundo.


A prevenção dos problemas oculares causados pelo diabetes deve ser feita através do controle da glicemia (açúcar do sangue) e de outras doenças que o paciente apresente, como hipertensão arterial sistêmica. Para tanto, é necessário acompanhamento com o endocrinologista e o médico oftalmologista. O diagnóstico e tratamento precoce das complicações oftalmológicas é importantíssimo para preservação da visão e prevenção da cegueira.

Dra. Luiza Toscano
Médica Oftalmologista
CRM-PB: 9935