A popular “vista cansada”
Depois dos 40 anos, eu, você e qualquer pessoa vamos afastar a revista, o livro ou o celular para conseguir enxergar melhor. O braço fica cada vez mais esticado, numa tentativa de ver as letras menores com maior nitidez. Até o momento em que não há saída: é preciso procurar o médico para receber o diagnóstico da presbiopia, que também leva a alcunha de vista cansada.
“Trata-se da perda natural da elasticidade do cristalino, uma lente que temos dentro dos olhos responsável por focalizar diferentes comprimentos da visão”, resalta o oftalmologista Paulo Schor, da Universidade Federal de São Paulo.
Por mais comum que seja, não dá pra negar que a condição interfere na qualidade de vida. “Para aqueles que passam o dia todo no computador, se torna difícil aguentar a carga de trabalho, o que leva a quedas no desempenho”, observa o oftalmologista Celso Takashi Nakano, do Hospital Santa Cruz, na capital paulista.
O ideal é ir ao oftalmologista anualmente, dos 40 anos em diante, para fazer a detecção precoce de uma série de males que podem acometer os globos oculares. Quando o diagnóstico é a vista cansada, dá até pra recorrer a outras abordagens além dos óculos, entre elas as lentes de contato.
Existem algumas modalidades de cirurgia para voltar a enxergar direito. Elas envolvem o emprego de laser e modificam a curvatura da córnea, a camada superficial e externa do olho.
Entendendo a presbiopia
- O cristalino é uma lente gelatinosa transparente que se movimenta o tempo todo para garantir o foco e a nitidez de curta, média e longa distâncias.
- No decorrer dos anos, ele perde a elasticidade original e não se mexe com a rapidez necessária para enxergar coisas que estão próximas do rosto.
- A formação da imagem, que deveria acontecer na retina, no fundo do globo ocular, ocorre num ponto ainda mais distante. O resultado é a visão borrada.
Traramento
As vantagens e as desvantagens das três alternativas disponíveis para corrigir a visão.
Óculos:
Prós – São a forma mais fácil e rápida de corrigir a vista cansada.
Contras – Há quem se incomode e não goste de usá-los em situações sociais.
Lentes de contato:
Prós – Ficaram modernas e os modelos se acertam a cada olho.
Contras – Carecem de cuidados de higiene e pedem descanso aos olhos.
Cirurgia:
Prós – Resolve catarata e presbiopia de uma vez só.
Contras – Está indicada para um perfil específico de paciente.
Fonte: www.saude.abril.com.br