Ultrassonografia Ocular

Ultrassonografia Ocular

O exame posterior da ultrassonografia dos olhos é, em geral, feito com o paciente de olhos fechados. É aplicado colírio anestésico e um pouco de gel sobre a pálpebra, por onde o transdutor desliza enquanto o médico avalia as imagens dos olhos na tela.
Não é um procedimento doloroso, mas caso os olhos já estejam sensíveis, é possível sentir um incômodo e costuma durar cerca de 15 minutos.
Ultrassom ocular posterior avalia a catarata, músculos retro oculares inchados, inflamação ou descolamento de retina e resultados de cirurgia de retina ou catarata. Com isso, o médico poderá ter dimensão do problema e planejar o tratamento necessário.
Não deve fazer o exame quem estiver com o olho perfurado. "Isso acontece quando o trauma é recente ou se o transplante de córnea, por exemplo, ocasionou uma abertura na estrutura ocular".
Casos de dor excessiva também podem evitar o procedimento. Nessa situação, o paciente deve ser submetido à medicação e fazer um exame sem contato, como a ressonância, para fazer o ultrassom apenas quando a dor passar. Quem tem doenças infecciosas, como conjuntivite, precisa que a sonda seja protegida para não disseminar o problema.