Glaucoma

Glaucoma

Um exame ocular pode ser usado para identificar o glaucoma. O médico precisará examinar o interior do olho, observando através da pupila, que geralmente é dilatada. O especialista geralmente realiza um exame completo do olho para confirmar o diagnóstico.
O objetivo do tratamento é reduzir a pressão ocular.
O glaucoma pode ser tratado utilizando-se colírios, medicamentos orais, cirurgia a laser, cirurgias convencionais e, uma combinação desses métodos.
As formas mais comuns são:

* Glaucoma primário de ângulo aberto
* Glaucoma de pressão normal
* Glaucoma de ângulo fechado
* Glaucoma agudo
* Glaucoma pigmentar
* Síndrome de esfoliação
* Glaucoma pós-trauma

Cirurgia a laser - A cirurgia a laser mais comumente empregada para o glaucoma de ângulo aberto é chamado trabeculoplastia. Este procedimento dura entre 10 a 20 minutos e não causa dor. O laser age da segunte forma: seu calor intenso e localizado provoca a abertura dos mecanismos de drenagem, resultando em uma passagem mais fácil do fluido intra-ocular para fora do olho.
Cirurgia tradicional - A mais comum é a trabeculectomia. Nesse procedimento, uma pequena parte da malha trabecular é removida, o que facilita a saída do humor aquoso, reduzindo a pressão do olho. Geralmente é realizado sob anestesia local.