Estrabismo

Estrabismo

O estrabismo pode estar presente já no início da vida ou surgir mais tarde, ainda na infância. Pode também aparecer ainda mais tarde, mesmo em adultos, neste caso geralmente causado por alguma doença física não ocular, como o diabetes e doenças neurológicas, ou devido a um traumatismo na cabeça. A incidência, neste último caso, tem-se tornado mais frequente com o aumento dos acidentes de trânsito. Quando surge no adulto, ou na criança grande, o primeiro sintoma do paciente é a visão dupla. Nos estrabismos adquiridos mais cedo, não há esse sintoma.
Depois de eliminada a baixa visão, passa-se a tratar do desvio dos olhos. Em alguns casos, isso se consegue apenas com o uso de óculos, mas, na grande maioria das vezes, o tratamento é cirúrgico. A cirurgia é realizada nos músculos que movimentam os olhos, a depender do tipo de estrabismo. A internação hospitalar é de poucas horas e a recuperação tende a ser rápida. Mas, em alguns casos podem ser necessárias nova cirurgia se o desvio ocular permanecer.

A diplopia ou visão dupla pode ter como causa diversas patologias, sendo que cada uma delas pode diferir bastante na sintomatologia apresentada, gravidade, forma de tratar, prognóstico, etc. Veja mais informação em causas e em cada uma das patologias relacionadas.
Na diplopia, o tratamento depende da causa subjacente. Uma vez tratada a causa subjacente à diplopia a sintomatologia deve desaparecer.