Saiba quais são as principais doenças oculares na terceira idade

Saiba quais são as principais doenças oculares na terceira idade

A visão tem um papel essencial em momentos de pura felicidade. Os idosos são o principal grupo atingido pelos problemas de visão, por isso, o cuidado deve ser redobrado. As principais doenças oculares na terceira idade são:

Catarata
Comum após os 50 anos de idade, a catarata consiste na perda da transparência do cristalino, lente natural dos olhos. A doença ocorre de maneira natural, embaçando a vista, e pode ser acelerada por diversas doenças, como diabetes. Segundo dados da OMS, a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo.

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)
Principal causadora de cegueira em pessoas acida dos 55 anos, a doença consiste na degeneração da retina. O DMRI surge com o embaçamento da vista e distorção das formas, evoluindo para a perda gradual e irreversível da visão. Quando detectada no início, pode ser controlada.

Glaucoma
É provocada pelo aumento da pressão ocular, provocando lesão no nervo ótico. O glaucoma raramente apresenta sintomas, aparecendo somente em estágios avançados da doença, podendo levar a cegueira irreversível.

Presbiopia
É conhecida como “vista cansada”, atingindo pessoas acima dos 40 anos. O problema se caracteriza pela perda da qualidade visual para perto.

Retinopatias
Ocasionada por complicações provocadas pela diabetes e hipertensão arterial, a doença altera os vasos sanguíneos e causa má circulação na retina. A retinopatia se instala lentamente e os sintomas incluem visão borrada, moscas volantes ou flashes, e até mesmo a perda repentina da visão.

Seja com a presença de sintomas ou não, é de extrema importância realizar exames periódicos com o oftalmologista, possibilitando uma possível identificação precoce de doenças.

 

Fonte: Portal da Oftalmologia