Use óculos escuros e evite várias doenças oculares.

Use óculos escuros e evite várias doenças oculares.

Usar óculos escuros com lentes de procedência confiável para sair ao ar livre é fundamental, quer esteja um sol escaldante lá fora, quer não.  O acessório é imprescindível e deve ser usado até mesmo nos dias nublados, pois a exposição exagerada aos raios solares costuma causar ou agravar várias doenças oculares.

Entre elas, pode-se citar: câncer da conjuntiva (membrana transparente que reveste o globo ocular), ceratite (inflamação da córnea), catarata (opacificação do cristalino), degeneração do vítreo (responsável por manter a forma esférica do olho), queimadura da retina e degeneração macular.

Os óculos de sol são importantes aliados na defesa da nossa visão contra os raios nocivos emitidos pelo sol, que podem causar problemas graves à saúde ocular. No entanto, os óculos de sol piratas oferecem riscos à saúde ocular, já que não oferecem a proteção necessária contra os raios UV do sol e, assim, não cumprem o principal papel do acessório.

A tonalidade das lentes não tem grande importância e podem variar de acordo com o conforto visual do usuário, visto que até as lentes de grau transparentes podem receber o tratamento contra radiação UV. As cores das lentes variam muitas vezes em relação a utilização delas, por exemplo, as lentes pretas são mais indicadas no pós-operatório, enquanto as cinzas e marrons são as confortáveis e procuradas.

Em relação ao modelo, é importante escolher um que se encaixe bem no rosto. Quando se adequa os óculos ao formato do rosto, acompanhando o arqueado das sobrancelhas, esteticamente é obtido um resultado melhor, e impede a entrada de raios UV pelas laterais, porém, nada impede que a pessoa use um modelo que tenha gostado mais.

A não utilização de óculos escuros com boa proteção contra radiação ultravioleta implica o fotoenvelhecimento tecidual que se acumula com o passar dos anos, causando alterações de estruturas mais mais profundas dos olhos.


Proteja sempre os olhos e o corpo dos raios UV, e procure um oftalmologista com frequência. Prevenir é o melhor remédio.

 

Fonte: Portal da Oftalmologia