Você sabe o que é Glaucoma?

Você sabe o que é Glaucoma?

O Glaucoma é uma doença ocular de evolução silenciosa que deve ter a atenção de todos, principalmente à partir dos 40 anos. Quando os sintomas do glaucoma aparecem, como perda de campo visual periférico, o paciente já teve lesão de fibras do nervo óptico (lesão irreversível). Por isso a importância de um diagnóstico precoce, que só ocorrerá com consultas periódicas ao oftalmologista.

Existem vários tipos de glaucoma. O glaucoma agudo, no qual o paciente apresenta uma crise aguda de dor ocular, muitas vezes acompanhada de vômitos (trata-se de uma urgência oftalmológica e são casos mais raros) e o glaucoma crônico (mais comum e geralmente sem sintomas nas fases iniciais da doença). Existem ainda os glaucomas secundários a outras doenças oftalmológicas como uveíte (inflamação dos olhos), cataratas hipermaduras, uso crônico de corticosteroides e etc.

O tratamento do glaucoma é realizado basicamente com colírios hipotensores e em alguns casos específicos existe a necessidade de procedimento cirúrgico.  O mais importante na abordagem do glaucoma é a prevenção, portanto um check-up anual com um oftalmologista.

 

Dra. Rachel Rose especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia