O que é estrabismo?

O que é estrabismo?

Estrabismo é a doença onde os olhos perdem o seu alinhamento correto.

O estrabismo pode se apresentar no indivíduo desde seu nascimento por fatores genéticos. Mas, também pode ser adquirido ao longo da vida sendo causado por outras doenças físicas, (diabetes, doenças neurológicas), por problemas de visão, como hipermetropia em um grau elevado e traumatismos na cabeça ocorridos em acidentes.

Bebes com menos de quatro meses de idade podem apresentar um pequeno desvio nos olhos, por imaturidade nos sistemas visual e cortical, com incapacidade de coordenação dos movimentos oculares nas primeiras semanas de vida. A existência de qualquer desvio ocular após esta idade ou o aparecimento de grandes desvios ao nascimento não são fisiológicos, ou seja, são anormais. Portanto, a criança deve ser encaminhada para exame oftalmológico.

Pessoas que desenvolvem estrabismo em fases avançadas da vida, têm como principal sintoma, além do desvio aparente, a diplopia, comumente conhecida como visão dupla, onde se enxerga os objetos em dobro. A importância de detectar o estrabismo não é somente uma questão estética. Estrabismo pode levar a perda da visão em um dos olhos (ambliopia).

 
Tipos de Estrabismo


Quando o olho é voltado para dentro, ou seja, para o nariz, é chamado de estrabismo convergente ou esotropia.

Quando o olho é voltado para fora, ou seja, para a orelha, é chamado de estrabismo divergente ou exotropia.

Quando o olho é voltado para cima, para testa, ou para baixo, para o lado das bochechas, é chamado de estrabismo vertical ou hipertropia.

- Pode haver combinações entre estes, sendo o estrabismo horizontal e vertical ao mesmo tempo. Por exemplo, o olho ser voltado para cima porém voltado para o nariz.

Dentre estes tipos, podemos também evidenciar:

Alternante: quando o desvio alterna-se de um olho para o outro (ora o direito, ora o esquerdo). Intermitente: quando há variação de alinhamento e desvio (ora com desvio, ora sem desvio), ocorrendo com mais frequência nos estrábicos divergentes.


Tratamento

Quanto mais cedo for identificado o estrabismo mais fácil se torna seu tratamento.

O uso dos óculos em alguns casos é o suficiente para corrigir o desvio.

A Toxina Botulínica produzida por uma bactéria (bacilo Clostridium botulinum) é uma neurotoxina que bloqueia a chegada dos impulsos nervosos ao músculo. Assim, quando é aplicada no músculo extrínseco ocular promove uma paralisia e consequente alinhamento do olho.

Para outros casos há a cirurgia de correção onde é feito um pequeno corte na conjuntiva que envolve o olho para alcançar o músculo responsável pelo movimento do olho e, assim, corrigir o seu posicionamento.


Fonte: www.cbo.net.br