Outubro Rosa: nós apoiamos essa causa!

Outubro Rosa: nós apoiamos essa causa!

O movimento Outubro Rosa nasceu na década de 1990 nos Estados Unidos como uma forma de estimular a participação da população no controle e prevenção do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, e tem como objetivo compartilhar informações e despertar a consciência sobre a importância da detecção precoce da doença.


Em 2016, a campanha do INCA (Instituto Nacional de Câncer) teve como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”. O objetivo da campanha foi de enfatizar as recomendações do Ministério da Saúde em relação ao diagnóstico precoce, além de desmistificar determinados conceitos acerca da doença. Nós do Santa Madra Hospital de Olhos apoiamos essa causa! Participe você também e compartilhe com quem você ama!

Governo do Estado da Paraíba está promovendo ações e reforça alerta sobre câncer de mama

A campanha acontece em toda Paraíba com o incentivo às mulheres, de todas as idades, para procurarem as Unidades de Saúde da Família (USF) com o objetivo de realizarem exames clínicos para a prevenção do câncer de mama, o que mais atinge às mulheres.

O nome Outubro Rosa remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. O propósito é chamar a atenção para a importância do cuidado preventivo, com ênfase nas mamas.

De acordo com a programação, no período de 1º a 9 de outubro, haverá atualização do cartão de vacina; nos dias 7, 14 e 22 coleta de citológico e exames clínicos da mama, no CEDC, para profissionais de saúde; ainda terá limpeza facial e curso de maquiagem; distribuição dos laços e camisetas que simbolizam a campanha.

“O mais importante no Outubro Rosa é a união de forças da sociedade para despertar sobre a necessidade do exame clínico e, se for o caso, ir ao mastologista que pedirá ultrassonografia, mamografia, punção aspirativa ou biópsia mamária, a depender da situação”, explicou a diretora do CEDC, Roseane Soares.

Ela informou que o Centro dispõe de profissionais qualificados para os procedimentos de diagnósticos. Aliado a isso, conta com laboratórios de citologia e patologia que auxiliam no diagnóstico. O CEDC está localizado na Avenida Duarte da Silveira, nº 590, centro, em João Pessoa.