O que é presbiopia? Como tratá-la?

O que é presbiopia? Como tratá-la?

A popular “vista cansada”

Depois dos 40 anos, eu, você e qualquer pessoa vamos afastar a revista, o livro ou o celular para conseguir enxergar melhor. O braço fica cada vez mais esticado, numa tentativa de ver as letras menores com maior nitidez. Até o momento em que não há saída: é preciso procurar o médico para receber o diagnóstico da presbiopia, que também leva a alcunha de vista cansada.

 “Trata-se da perda natural da elasticidade do cristalino, uma lente que temos dentro dos olhos responsável por focalizar diferentes comprimentos da visão”, resalta o oftalmologista Paulo Schor, da Universidade Federal de São Paulo.

 Por mais comum que seja, não dá pra negar que a condição interfere na qualidade de vida. “Para aqueles que passam o dia todo no computador, se torna difícil aguentar a carga de trabalho, o que leva a quedas no desempenho”, observa o oftalmologista Celso Takashi Nakano, do Hospital Santa Cruz, na capital paulista.

 O ideal é ir ao oftalmologista anualmente, dos 40 anos em diante, para fazer a detecção precoce de uma série de males que podem acometer os globos oculares. Quando o diagnóstico é a vista cansada, dá até pra recorrer a outras abordagens além dos óculos, entre elas as lentes de contato

Existem algumas modalidades de cirurgia para voltar a enxergar direito. Elas envolvem o emprego de laser e modificam a curvatura da córnea, a camada superficial e externa do olho.

  

Entendendo a presbiopia

 - O cristalino é uma lente gelatinosa transparente que se movimenta o tempo todo para garantir o foco e a nitidez de curta, média e longa distâncias.

- No decorrer dos anos, ele perde a elasticidade original e não se mexe com a rapidez necessária para enxergar coisas que estão próximas do rosto.

- A formação da imagem, que deveria acontecer na retina, no fundo do globo ocular, ocorre num ponto ainda mais distante. O resultado é a visão borrada.

 

Traramento

As vantagens e as desvantagens das três alternativas disponíveis para corrigir a visão.

 

 Óculos:

Prós – São a forma mais fácil e rápida de corrigir a vista cansada.

Contras – Há quem se incomode e não goste de usá-los em situações sociais.

Lentes de contato:

Prós – Ficaram modernas e os modelos se acertam a cada olho.

Contras – Carecem de cuidados de higiene e pedem descanso aos olhos.

Cirurgia:

Prós – Resolve catarata e presbiopia de uma vez só.

Contras – Está indicada para um perfil específico de paciente.

 

 

Fonte: www.saude.abril.com.br