O que é o descolamento de retina?

30/04/2018
O que é o descolamento de retina?

O que é descolamento de retina e porque ocorre descolamento de retina?
Como o próprio nome diz, descolamento de retina é quando a retina se separa da parede interna, onde está aderida, chamada Coróide (veja imagem abaixo). 

Exemplificando, é como se uma infiltração na parede levantasse o papel de parede. 

Muitas vezes, o descolamento de retina causa perda da visão, pois as áreas deslocadas deixam de receber nutrição necessária para que o olho enxergue. Quanto mais precocemente for detectado e tratado o descolamento de retina, mais chance de recuperação visual e de se prevenir o descolamento total da retina. 

Quando o olho apresenta uma ruptura, o humor vítreo penetra por ela e força a retina a se descolar da parede em que está aderida, ou quando o vítreo empurra a retina com força suficiente para lacerá-la, criando um buraco por onde entra o vítreo, deslocando a retina. 

Quem pode ter descolamento de retina?
Pessoas que sofreram traumas, lesões oculares podem ter uma ruptura na retina levando ao descolamento. 

Também os míopes por que a miopia (erro de refração, que ocorre, geralmente, quando a distância ântero-posterior do olho é maior do que o normal (24 mm) ; e a imagem se forma antes da retina) deixa a retina mais fina e mais predisposta a rupturas. 

Pessoas com mais de 50 anos; as que já passaram por cirurgia de catarata; inflamações importantes; pessoas com histórico familiar. 

Por isso, fique atento aos sinais e sintomas, a saber:
1) Percepção de flashes de luz, semelhante a raios ou relâmpagos; mesmo com os olhos fechados. 
2) Visão central turva, embaçada.
3) Sombreamento da visão; gradativa. Como se tivesse uma sombra escura no campo da visão. Quando a sombra atinge o centro da visão, fica muito difícil enxergar detalhes. 
4) Mancha fixa, escura, impedindo a visão de uma parte do campo. 

Na presença de um desses sintomas, procure imediatamente um oftalmologista. 

Antes mesmo da consulta, suspenda alimentação e ingestão de água, até o resultado final do exame. 

Durante o exame de vista, o oftalmologista dilatará a pupila para ver o fundo do olho. Vá acompanhado de uma pessoa da família ao exame. 

 

fonte: http://soblec.com.br