A beleza do seu olhar...

A beleza do seu olhar...

É indiscutível a importância do olhar em qualquer área de nossas vidas, seja na profissional, amorosa ou afetiva, um olhar forte, determinado, afetuoso, apaixonado... enfim, o “olho no olho” é o começo de praticamente todas as relações interpessoais. Para muitos, a autoestima reflete diretamente na forma como conduz tais relações. Embora nosso enfoque aqui seja estético, saliento que este aspecto ultrapassa muito este âmbito e é frequente que as pessoas sintam-se inseguras quando acham que estão perdendo a beleza de seu olhar.

Esse processo começa relativamente cedo e pode passar despercebido no início. À medida que a pele vai envelhecendo, vários sinais manifestam- se, como algumas rugas e textura irregular, além de flacidez, que pode aparecer precocemente em regiões mais delicadas e em que a pele é mais fina, como a área dos olhos, particularmente as pálpebras. Isto acontece por vários motivos, entre eles, a força da gravidade, o relaxamento dos músculos ao redor dos olhos e a perda natural do tônus da pele, pois há uma redução da capacidade de produção de colágeno e elastina.

Atualmente, a busca pela harmonia e manutenção de um aspecto natural das expressões faciais deve ser iniciada tão logo comecem as alterações, ao contrário do que pensa a maioria. Os procedimentos preventivos com o uso de toxina botulínica e preenchedores faciais, como o ácido hialurônico, podem ser indicados em idade precoce, visto que o consenso atual é manter o volume e a harmonia da face por muito tempo, evitando processos mais invasivos no futuro, como as cirurgias.

A cirurgia das pálpebras, por sua vez, costuma ser indicada para pacientes com mais de trinta anos, quando existe excesso e/ou flacidez de pele, bolsas de gordura nas pálpebras superiores ou abaixo dos olhos ou quando apresentam ptose (pálpebra “caída”). Também é muito comum a associação de procedimentos, como a realização de cirurgia palpebral e o uso de toxina botulínica, por exemplo, sempre buscando o melhor efeito possível.

A avaliação cuidadosa de cada caso por um profissional experiente, habilitado e bem preparado é fase imprescindível no processo de garantir um olhar elegante, jovial, mas sem perder a naturalidade. Cada pessoa tem características genéticas próprias, expectativas e queixas diversas, além de diferenças anatômicas que podem variar bastante. Conversar sobre tudo isso e esclarecer todas as dúvidas antes dos procedimentos, com certeza, aumentará o índice de satisfação com o resultado final e, então, passar a ver as maravilhas da vida com um olhar ainda mais belo!

 

Matéria feita por:

DRA. JANA TOSCANO

Oftalmologia

CRM/PB 5365 | RQE 2690 | JOÃO PESSOA

Hospital De Olhos Santa Madra

RUA SÍLVIO ALMEIDA, 646 - JOÃO PESSOA/ PB

(83) 3022-0606 | 99990-0460

 

Fonte: Revista Saúde (http://rsaude.com.br)