MITO ou VERDADE? | Ler em movimento pode causar descolamento de retina

MITO ou VERDADE? | Ler em movimento pode causar descolamento de retina

O trânsito muitas vezes é o único lugar em que algumas pessoas têm para ler questões importantes sobre o trabalho, os estudos ou a vida pessoal. Apesar disso, existe um tabu relacionado a ler no ônibus ou carro porque há quem acredite que possa haver um descolamento de retina.

Antes de cotinuar, este é mais um MITO.

 

O que acontece, de fato?

Quando você consegue ler no ônibus ou carro, basicamente você manda duas mensagens distintas para o seu cérebro. Do ponto de vista da leitura você está parado, já que sua visão está concentrada em um objeto plenamente estático e você está parado, normalmente sentado.

Mas graças à sua visão periférica o seu cérebro entende que você está em movimento. A própria sensação de trepidação natural que o veículo também leva o seu cérebro a entender que, na verdade, você está se movimentando.

O resultado é que fica mais difícil se concentrar no que você está fazendo – nesse caso, lendo – já que o cérebro não processa corretamente os efeitos da leitura e nem do movimento.

 

Os efeitos da leitura nesse tipo de ambiente:

Se o seu cérebro fica confuso, é bastante provável que você vá ter uma sensação de mal-estar por realizar essa leitura em semi movimento. O resultado é que você pode se sentir tonto ou mesmo enjoado devido a esse conflito.

Como é mais difícil focar os estímulos cerebrais em uma só tarefa também há mais exigências para a visão. Como resultado, você faz um esforço maior para ler o que está escrito, o que leva à fadiga ocular e frequentemente a dores de cabeça.

 

Faz mal para a visão?

Como a grande questão sobre esse tipo de leitura diz respeito a um possível descolamento de retina, muita gente acha que esses sintomas são sinais de uma retina que está se descolando. A verdade, entretanto, é que ler no ônibus ou carro não faz mal, em geral, para a visão.

Para que haja o descolamento de retina geralmente é necessário que ocorra um impacto muito forte próximo à região dos olhos de modo a fazê-la se mover.

Ainda existe o fator do acidente: ao ler no carro ou ônibus de maneira desprotegida, como sem cinto de segurança, se houver um acidente pode ser que você sofra um impacto no rosto e descole a retina. Isso, entretanto, não tem nada a ver com a leitura em si e, sim, com o meio de transporte.

Em casos normais de saúde ocular, ler no ônibus ou carro não faz mal para a visão – no máximo causa alguma fadiga temporária. Assim, achar que essa atitude faz mal para a visão não passa de mito. Apesar disso, fatores de risco como problemas prévios e diabetes podem levar a um descolamento de retina e nesses casos o melhor é esperar um local estático para realizar a leitura.

 

 

Fonte: hospitaldeolhos.net/dicas