Olhos lacrimejantes: O que eles estão tentando lhe dizer?

Olhos lacrimejantes: O que eles estão tentando lhe dizer?

Os seus olhos estão mais úmidos do que deveriam?

Se você tem olhos vermelhos e lacrimejantes, a causa pode ter diversas origens. Se a origem for uma substância irritante externa, a reação dos seus olhos pode ser completamente normal.

As lágrimas ajudam a acalmar os seus olhos, mantendo-os lubrificados. Se estiver num ambiente de pó ou fumo, os seus olhos defendem-se criando uma barreira de lágrimas. Mas o que se passa se você tem os olhos constantemente lacrimejando, mesmo quando muda de ambiente?

Vamos ver as possíveis causas disto e o que você pode fazer para ajudar.

 

Causas de olhos lacrimejantes

Se você tem olhos vermelhos e lacrimejantes, uma das primeiras causas pode ser uma alergia. Mesmo que nunca tenha tido alergias quando criança, os nossos organismos mudam à medida que envelhecemos e aquilo que está bem num ano, pode mudar no seguinte.

Uma alteração no seu ambiente também pode desencadear uma reação alérgica.

Isto não implica necessariamente em mudar para uma zona cheia de pólen; a causa pode ser mais sutil. Faça estas perguntas a si mesmo:

  • Você mudou recentemente para uma casa nova?
  • Um dos seus amigos arranjou recentemente um novo animal de estimação?
  • Você tem um emprego novo?

Cada um destes fatores poderia trazer novas substâncias irritantes para os seus olhos.

Uma nova casa ou apartamento — mesmo que esteja aparentemente muito limpo — pode estar escondendo algo que faça os seus olhos lacrimejar. Pode ter um novo local de trabalho no escritório onde o ar sopre na direção dos seus olhos, secando-os e fazendo com que trabalhem mais para manter o nível de umidade certo. E o novo animal de estimação de um amigo pode estar trazendo pequenos vestígios de pelo para os seus olhos — mesmo que não vá à casa desse seu amigo.

Se nenhuma destas é a sua situação, existem outras possibilidades para os seus olhos excessivamente lacrimejantes. A idade tem de ser considerada.

 

Tratamento para os olhos lacrimejantes: O que você pode fazer

À medida que envelhecemos, a qualidade das nossas lágrimas diminui. As lágrimas são mais do que apenas água. O nosso organismo cria uma mistura para manter os nossos olhos lubrificados. Se os seus olhos não estiverem recebendo a umidade de que necessitam, podem tentar compensar formando lágrimas, o que provoca os olhos lacrimejantes.

Se este for um problema crônico, o seu médico pode informá-lo das opções que poderão ajudar. Tomar medidas é importante.

A razão para os seus olhos lacrimejantes pode derivar de algo fácil de resolver, portanto não há motivo para adiar a solução. Mesmo que o seu problema necessite de cirurgia, é geralmente um procedimento ambulatório. Porque não resolver isso já e aproveitar a vida?

 

Fonte: www.coopervision.com.br