Cirurgia das Pálpebras e Beleza Facial

02/10/2018
Cirurgia das Pálpebras e Beleza Facial

É impossível congelar o tempo, mas, pode-se reduzir os efeitos da sua passagem tendo uma vida saudável, alimentando- se bem, fazendo exercícios físicos, hidratando e protegendo a pele. Além disso, temos, ao nosso alcance, procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos que atenuam os sinais do tempo, proporcionando, quando bem indicados e realizados por mãos treinadas e experientes, resultados naturais e satisfatórios. As alterações da pele em torno dos olhos, bem como o surgimento de bolsas de gordura, começam por volta dos 30 anos de idade. O envelhecimento facial acontece em decorrência de vários fatores, entre eles, a perda da elasticidade nessa região, ação da força da gravidade, fumo, radiação solar, fatores genéticos e raciais.

Além dos efeitos estéticos negativos, aparência cansada e envelhecida, as alterações no formato e posição das pálpebras podem acarretar diminuição do campo de visão. A blefaroplastia é uma cirurgia que consiste na retirada do excesso de pele, músculo e gordura das pálpebras, além de posicioná-las corretamente, restaurando o campo visual e melhorando o aspecto estético. Esta cirurgia pode ser feita na pálpebra superior, na inferior ou em ambas. O maior objetivo da blefaroplastia é eliminar o excesso de pele e gordura ao redor dos olhos. Para indicar a realização deste procedimento, é preciso pensar nos resultados estéticos e funcionais da cirurgia, buscando manter a simetria dos olhos e sua funcionalidade, preservando e melhorando a visão do paciente.

Para realizá-la adequadamente, deve- -se ter um adequado estudo no pré-operatório com devida documentação topográfica à quantidade de pele ou gordura a ser retirada e, assim, realizar a cirurgia com maior precisão. A retirada excessiva de pele ou gordura pode dar um aspecto sem mobilidade ao olho, mudando as feições do paciente e prejudicando a lubrificação e a oclusão dos olhos. A cirurgia é realizada sob anestesia local e o paciente recebe alta no mesmo dia. O resultado definitivo pode ser visto por volta do terceiro mês. O conceito de um rosto bonito tem se modificado ao longo do tempo, com as pessoas valorizando muito mais a questão da harmonia facial e da aparência natural e leve, do que a de um rosto com traços perfeitos.

Além da correção das alterações palpebrais, descritas acima, é importante que o rosto de cada pessoa esteja com proporções respeitadas, reposição de volume onde houver perda e amenização de rugas e de irregularidades. A técnica mais atual de harmonização facial é o MD Codes™, que significa Medical Codes (ou Códigos Médicos), na qual são usados preenchedores de ácido hialurônico em pontos específicos da face, dando estrutura e suporte ao rosto (efeito lifting), além de prevenir a flacidez, rugas e perda de volume. Beleza não é questão somente de simetria, mas sim de um conjunto de proporcionalidades e volumes faciais que resultam em projeções e contornos, aliados a uma pele saudável e sem flacidez. 

A proporcionalidade e simetria entre os diversos elementos do rosto, como olhos, boca, nariz, associado ao relevo das bochechas e um contorno bem definido da linha mandibular, pode ser alcançado com uso de preenchedores e bioestimuladores, individualizando a aplicação para cada tipo de rosto, segundo o sexo, a idade e a origem racial de cada um. Além dos preenchedores e bioestimuladores, muitas vezes faz-se necessário a aplicação de toxina botulínica para amenizar linhas de expressão e rugas e também para o reposicionamento das sobrancelhas: o músculo é enfraquecido e relaxado, para não contrair.

Esse tratamento também previne que se formem novas rugas. Alguns músculos não podem ser tratados, pois realizam funções importantes na expressão natural de uma pessoa. Enfim, para ter o resultado esperado, é preciso que sejam indicadas uma ou mais técnicas de tratamento, de forma bem calculada e individualizada para cada paciente e por um médico bem qualificado.

 

 Por: Dra. Jana Toscano

Matéria publicada na Revista Saúde João Pessoa

Fonte: http://rsaude.com.br/joao-pessoa