O que é o Descolamento de Retina?

O que é o Descolamento de Retina?

Mas primeiro o que é o Descolamento de Retina (DR)?

Sintomas como percepção de moscas volantes e flashes luminosos podem ser sinais de possível Descolamento de Retina. Posso ter descolamento de retina se eu ler no ônibus em movimento? Você já deve ter ouvido esta pergunta e se questionado se seria verdade.  É uma doença do olho que leva a separação da retina (fina camada de tecido nervoso dentro do olho responsável por captar a luz e levar para o cérebro processar a visão) da parede ocular. Usualmente ocorre por uma rotura na retina que permite a entrada de líquido embaixo da retina com separação de suas camadas.

A retina descolada não permite a transmissão nervosa das células responsáveis pela visão, logo, a pessoa não enxerga com a retina descolada. Sintomas como percepção de moscas volantes e flashes luminosos podem ser sinais de possível DR. Daí é fundamental uma avaliação com um oftalmologista retinólogo através do mapeamento de retina e ultrassonografia ocular. O tratamento é na grande maioria dos casos cirúrgico e é considerada uma urgência médica, pois a demora na realização do procedimento pode influenciar a capacidade de recuperação visual.

Uma vez diagnosticado de forma aguda com até sete dias de sintomas, recomenda-se a realização da cirurgia em no máximo 24-48 horas. Agora voltando à pergunta inicial, ler em movimento provoca ou não DR? Não provoca! Não é recomendável ler em movimento, porém, pela mudança constante de foco visual que pode levar a fadiga ocular e dor de cabeça. Então o que provoca o DR? Esta pergunta nos remete a outra crença popular que o Deslocamento de Retina tipicamente ocorreria após um trauma. Será mesmo? Sim, ele pode ocorrer após um trauma, porém a maioria dos casos ocorre espontaneamente e está associado a algumas fragilidades da retina frequentemente encontradas nos pacientes míopes: afinamentos e degenerações periféricas.

Todo paciente míope, portanto, deve fazer o exame de retina preventivo pelo menos uma vez por ano. É possível se fazer um procedimento de bloqueio dessas lesões através da fotocoagulação a laser que muitas vezes previne o desenvolvimento do Descolamento de Retina. Assim, se você é míope ou tem algum sintoma visual tipo mosca volante ou flashes luminosos, procure seu oftalmologista para prevenção do DR.

 

Por: Dr. José Ricardo Diniz

Matéria publicada na Revista Saúde João Pessoa

Fonte: http://rsaude.com.br/joao-pessoa