Menopausa x Catarata: saiba mais sobre o tema

Menopausa x Catarata: saiba mais sobre o tema

As mudanças hormonais provocam nas mulheres grandes mudanças no organismo por conta do período conhecido como menopausa. Nesta fase, é importante que seja feito um acompanhamento médico para diagnóstico de problemas que podem ocorrer com a saúde, inclusive ocular.

Um dos especialistas que podem ajudar a mulher na fase da menopausa é o oftalmologista. Isso porque as mudanças hormonais alteram o filme lacrimal causando síndrome do olho seco, sensibilidade à luz e coceira nos olhos.

O acompanhamento médico pode corrigir o problema diagnosticado e minimizar os incômodos sintomas. Segundo informações publicadas no site da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa, as chances de a mulher desenvolver a catarata também aumentam durante a menopausa. Isso ocorre porque o organismo interrompe a circulação de estrogênio (hormônio feminino), alterando uma das camadas que formam o cristalino (lente natural do olho), que, por sua vez, precisa deste hormônio para bloquear a produção de uma proteína que causa a catarata.

Alguns especialistas prescrevem a reposição hormonal para impedir o desenvolvimento da catarata. No período da menopausa é preciso estar atenta aos sintomas da catarata, que são:

• No início do problema: há perda discreta da qualidade da visão, diminuição da acuidade visual noturna e visão desbotada das cores;

• Na progressão da doença: a visão vai ficando mais turva e embaçada, daí atividades que antes eram realizadas de forma rotineira (leitura, assistir à TV ou caminhar) podem ficar mais difíceis por conta do avanço da catarata. Não é comum o diagnóstico a olho nu e, na fase inicial, pode não ser percebida com facilidade pelos portadores. Somente o oftalmologista poderá solicitar os exames que serão necessários para a confirmação do diagnóstico, assim como indicar o melhor procedimento para tratamento.

 

“A menopausa pode até ter como um de seus efeitos o desenvolvimento da catarata em algumas mulheres, porém este não é um fato que mereça grande preocupação, uma vez que é uma doença que tem solução acessível à população.” - Dr. Leonardo Akaishi Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intraoculares.

 

Fonte: http://www.cbo.net.br